5 Dicas: Saiba como escolher o lugar ideal para se morar

Comprar o imóvel próprio não demanda apenas conhecimento, mas também experiência e maturidade. É uma compra arriscada, pois além de envolver todas as suas economias, pode ser que comprometa a sua renda por muitos anos. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher o lugar ideal para se morar. Entenda:

1. Você deseja investir ou morar?

Caso o seu interesse seja em investir, pesquise e compare bastante para ver se o custo-benefício é interessante para você. Apartamentos com dois dormitórios estão em alta, além do condomínio oferecer maior segurança a busca por dois dormitórios é maior do que a oferta. A valorização do imóvel também é muito importante. Se o que deseja é morar bem, leve em conta a vizinhança, o trânsito e o tempo para chegar ao trabalho, para que a sua rotina fique mais prática e para que consiga diminuir os gastos. É importante pesquisar o preço do metro quadrado, procure um lugar que se encaixe no seu orçamento para conseguir dar uma entrada maior e evitar juros altos.

2. Localização

A localização do imóvel é extremamente importante. Caso queira investir um imóvel é necessário verificar se o imóvel tem uma boa localização e se é valorizado. Caso queira morar bem, veja se o empreendimento fica próximo do trabalho, da escola das crianças, de farmácias, postos, mercados e dos locais de costuma frequentar. Mas considere também que imóveis próximos a grandes áreas comerciais podem ser mais caros.

3. Financiamento ou consórcio?

Caso você não tenha pressa em se mudar, o consórcio pode ser uma boa opção, porém você deve contar com a sorte de ser sorteado. Para fazer o consórcio não existem juros, as parcelas são reajustadas de acordo com o contrato, mas tem as taxas administrativas que variam de uma administradora para outra. Quando há desistência do consórcio o dinheiro será devolvido, porém não imediatamente e de forma integral.
Já o financiamento também tem as suas vantagens, é mais rápido e mais valorizado. Ele é um empréstimo, por isso dificilmente o banco libera 100% do valor do imóvel. Geralmente, se pede 20% de entrada. Um dos pontos positivos, é que caso o financiamento seja aprovado, o valor é imediatamente liberado para a compra do imóvel. Pagar juros, não é necessariamente ruim. O crédito inteligente serve para proteger o imóvel.

4. Casa ou apartamento?

As casas costumam ter um espaço maior, não é preciso pagar condomínio (mas paga a manutenção da casa) e a ausência de vizinhos tão próximos faz com que as pessoas se sintam com mais privacidade. Mas ao mesmo tempo, as casas pedem um olhar mais cuidadoso (caso não esteja dentro de um condomínio).
Já o apartamento requer regras e aceitações para todos do condomínio. Geralmente conta com área de lazer completa para que os moradores tenham maior comodidade. Apesar da vizinhança ser bem próxima, e acabar tirando um pouco da privacidade, você acaba fazendo amigos e os próprios vizinhos auxiliam na segurança do seu apartamento. Além disso conta com porteiro (geralmente 24 horas), controle de quem entra e sai, câmeras e outros meios de segurança.

Portanto é preciso ressaltar: o importante é que você escolha um bom local para se morar e que atenda às suas necessidades particulares e financeiras. Por isso, para quem deseja morar bem ou fazer um bom investimento o Parque Itapê é uma ótima opção. Com uma boa localização, é valorizado, conta com área de lazer, segurança e facilitações de pagamento para que você consiga realizar o sonho do imóvel próprio. 🙂

Participe da discussão

Compare listings

Comparar